domingo, 25 de março de 2012

Muffins de Maça e Aveia

Hoje o dia estava mesmo a pedir um mimo para o lanche, algo leve e delicioso ao mesmo tempo, e já que está previsto ligar o forno para fazer o jantar, porque não aproveitar para fazer mais qualquer coisa...

passear por blogs de culinária é de facto um dos meus grandes vicios, é uma delícia descobrir sempre alguma coisa nova!!

Os muffins que hoje fiz estavam a fazer-me uma febre que mais dia menos dia passavam para o rol das receitas realizadas. A DonaBimby tem sempre sugestões saborosas e muito práticas e a receita de hoje assim o comprova. Fiz uma pequena alteração, mas podem consultar a receita original aqui.



Ingredientes
4 maçãs
4 ovos
200 gr. açúcar amarelo
2 c. café de açúcar baunilhado
60 gr. manteiga
1/2 pacote de natas
200 gr. farinha
100 gr. flocos de aveia
2 c. chá de fermento

Aquecer o forno a 180 Cº
Descascar as maçãs e retirar os caroços, deitar no copo da Mycook e programar 6 seg./Vel.5.Reservar
Colocar os ovos no copo juntamente com os açúcares e programar3,5mn/Temp.40º/vel.2.
Adicionar a manteiga e as natas e voltar a programar 4 mn/Vel.3
Junte a farinha, o fermento e os flocos de aveia e envolva na vel.3.
Adicione a maçã ralada e envolva na vel.2
Deite nas formas e se quiser polvilhe com açúcar (eu polvilhei também com flocos de aveia e canela) e leve ao forno por 15 a 20mn.

As minhas alterações perante a receita original foi substituir parte da manteiga por natas (tinha um pacote aberto e aproveitei) e polvilhar com canela pois adoro!!

Bom apetite

domingo, 18 de março de 2012

As minhas aromáticas


Hoje fui ao Horto comprar algumas aromáticas para por na varanda cá de casa, é sempre melhor para perfumar os cozinhados, quando bem usadas fazem as delícias de qualquer prato!

Aqui ficam as minhas escolhas de hoje e algumas sugestões de utilização.

Hortelã- Chocolate:

Erva aromática igualmente reconhecida pelo seu perfume refrescante é utilizada nas mais diversas preparações. Os ingleses não a dispensam no mint sauce, os libaneses exigem-na no taboulé, os marroquinos no chá, os beirões nos maranhos, ...

Belíssima para aromatizar saladas, sejam de legumes, frutas ou mistas, sopas, ervilhas, um chá gelado, um sorvete de limão... a hortelã é ainda excelente para dar um toque especial à mayonnaise ou molho de iogurte.

Com reputação de refrescar o hálito e facilitar a digestão, a hortelã pode considerar-se uma excelente companhia de Verão. É ideal para ser usada em sobremesas, sobretudo em receitas com chocolate, bem como em saladas e para aromatizar caldas e molhos. Faz um excelente licor. Deve ser usada fresca e, para sua conservação, poderá ser congelada. Em seco perde muito do seu aroma.

Outros usos: Faz um banho aromático muito agradável e revigorante.

Manjericão:

Existem diversas espécies de manjericão, sendo mais comum a de cor verde, ao passo que a parente de folhas avermelhadas é mais rara e aromática. O aroma, semelhante a limão e jasmim, fax do basílico uma erva de eleição na cozinha do sul da Europa (em Portugal nem por isso...), condimentando saladas, recheios, molhos e sopas e aparecendo como ingrediente principal no pesto italiano e no pistou francês.

Dado que as características do manjericão se perdem na secagem, é sempre aconselhável utilizá-lo fresco, podendo tirar-se partido da aquisição da planta já envasada, atualmente disponível nas grandes superfícies.

Cebolinho:

Plantas aromática originária da China, pertencente à mesma família da cebola e do alho, embora de sabor mais fino e discreto.

O cebolinho fresco é um excelente aromatizante de saladas, omoletas, sopas e queijo fresco (ou requeijão), devendo sempre ser cortado à tesoura (e não picado) e adicionado aos pratos cozinhados mesmo no último momento para que o seu sabor não se perca.

Para além do seu uso individual, o cebolinho é um componente indispensável da mistura de fines herbes dos franceses, conjuntamente com partes iguais de salsa, cerefólio e estragão.

Embora o cebolinho não esteja ainda consagrado no nosso país, já se vai encontrando em vasos...que ficam mesmo bem na janela da cozinha e que poderás usar para dar o toque de mestre a, por exemplo, uma bela pasta de requeijão!

Tomilho:

Planta da zona mediterrânica muito utilizada nas receitas de aves e caça e na preparação de molhos, é ideal para substituir o sal em excesso que tantas vezes consumimos.

Esta erva aromática que nos habituámos a associar à pizza, possui propriedades insuspeitas. Diz-se que a sua infusão, tal como a da salsa, quando passada pelo cabelo e deixada a repousar durante 15 minutos, fortalece a raiz e diminui a queda do cabelo.O tomilho era ainda muito apreciado como estimulante do apetite sexual. Os lençóis da cama dos amantes deveriam ser enxaguados com água misturada com chá bem forte de tomilho!

Fonte: http://www.vaqueiro.pt/

Tomilho Limão:

As folhas são utilizadas para condimentar pratos de peixe, aves e saladas. Podem ser secas e misturadas com outras plantas em poutpourri. É uma planta muito popular em culinária, exalando um forte aroma a limão, razão pela qual é cultivado em todo o mundo.

Fonte: http://cantinhodasaromaticas.blogspot.pt/2008/04/tomilho-limo.html



quarta-feira, 14 de março de 2012

Mousse de Bolacha Maria

A receita de hoje fez parte das várias sobremesas do jantar de sábado em casa da minha avó (dificilmente deixarei de lhe chamar a casa da minha avó). Um jantar sempre animado em que tentamos sempre nos juntar e não perder o hábito dos antigos almoços e jantares que habitualmente se faziam lá em casa. Atualmente não tão numerosos nos membros que se reúnem mas mesmo assim somos sempre uns quantos, e por esta razão as sobremesas se multiplicam!!

Mas vamos então à receita, e não tem fotografia pois a máquina não chegou a tempo ;)

Mousse de bolacha

  • 50gr de manteiga
  • 100gr açúcar
  • 1/2lt leite
  • 5 ovos
  • 1 pacote bolachas maria
  • 1 pacote de natas

Preparação Mycook:

Separar as claras das gemas. Colocar no copo a manteiga, as gemas, o leite e o 80gr açúcar, programar 4minutos, temp 80º velocidade 4. De seguida adicione 20 bolachas partidas e triture-as em 15segundos na velocidade 6. Bata as claras em castelo juntamente com 20gr de açúcar numa batedeira. Seguidamente envolva o creme de bolacha com as claras em castelo. Junte as restantes bolachas trituradas com 2/3 toques de turbo e um pacote de natas batidas em chantilly. Agora é só colocar no frigorífico para servir fresco.

Preparação Tradicional:

Misture as gemas com 80 gr de açúcar, o leite e a manteiga. Leve esta mistura ao lume, em banho-maria, mexendo sempre e até obter um creme fofo. Deixe arrefecer. Bata as claras em castelo e adicione-lhes o restante açúcar. Triture as 20 bolachas e misture as bolachas trituradas e as claras no creme obtido e distribua-o por taças, de seguida adicione as restantes bolachas trituras e um pacote de natas batidas.

Leve ao frigorífico


Nota se gostar a mousse “mais presa” juntar 4 folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água à mistura de leite e ovos.

Adoro esta sobremesa, não é muito doce e faz-me lembrar os sabores da infância!!