terça-feira, 10 de abril de 2012

Delícias de fim de semana - Continuação













Continuando pelas iguarias de um fim de semana gastronomicamente delicioso não poderia deixar de fazer referencia a um complemento do jantar que marcou pela qualidade e pela tradicionalidade que lhe é característica, a Broa de Avintes.

Esta Broa é um dos tipos de pão com maior tradição em Portugal e bastante consumido no Norte de Portugal. É uma das iguarias muito apreciadas da gastronomia portuguesa e provavelmente o tipo de pão mais afamado.

Como já referi o meu pai veio passar o fim de semana, e em Portalegre não existe broa como a nossa cá do Norte e muito menos como a de Avintes, assim pedi ao meu amigo Marco que me fizesse um fornecimento generoso de broa que desse para todo o fim de semana, mas como seria justo teria que lhe retribuir a generosidade. E como estávamos na Páscoa nada como um folar, inspirei-me numa receita de Portalegre partilhada pela Mariana o Bolo Finto.

Claramente foi uma geografia de sabores que esteve na base deste post e principalmente reforçar a qualidade de um produto de excelência como é de facto a Broa de Avintes.
O meu bolo finto vem em breve!!



domingo, 8 de abril de 2012

Delícias de fim de semana - Sobremesas

As sobremesas são o complemento da refeição, e digo no plural pois raramente faço só uma. Desta vez foi leite creme queimado e mousse de lima. O leite creme tem quase sempre lugar cativo cá em casa, raramente falha aos jantares, sempre fiz de maneira tradicional, mas agora com a Mycook nem penso duas vezes, facilita imenso e fica tão bom como quando faço no fogão.

Leite Creme

  • 1 litro de leite
  • 6 gemas
  • 140 grs de açucar
  • 50 grs de amido de milho
  • 1 pau de canela
  • 2 casquinhas de limão

Junta-se tudo no copo, com a pá misturadora, 12 minutos, vel.2, temp.90º

Depois de terminados os 12 minutos coloca-se numa travessa. Pode ser decorado com canela ou queimado com o ferro. Cá em casa é normalmente queimado com um ferro de engomar velho que eu aqueço no fogão. Antes de queimar polvilhar o leite creme com canela e açúcar.

Preparação tradicional:

Juntam-se todos os ingredientes com expecção da canela e da casca de limão e passa-se com a varinha mágica.

Junta-se então a canela e a casca de limão e leva-se ao lume, em lume não muito forte, mexendo sempre sem parar até engrossar (alguns minutos depois de levantar fervura). Retira-se a casca de limão e o pau de canela e distribui-se por taças ou por uma taça grande.


Mousse de lima:

Ingredientes:

  • 250 de Natas Frescas bem Frias
  • 1 lata de Leite Condensado Magro
  • 100g de Sumo de Lima (3 limas)
  • Raspas de Lima para Decorar

Preparação:

Coloque a pá misturadora no copo e deite as natas bem frescas e programe 2 minutos na velocidade 4. Retire e reserve. Coloque o leite condensado e o sumo de lima e programe 20 segundos na velocidade 3. Acrescente as natas reservadas e envolva durante 15 segundos na velocidade 3. Coloque em taças individuais ou numa taça de servir grande e leve ao frigorífico no mínimo 1 hora. Decore com raspas de lima antes de servir.

Preparação tradicional:

Espremer o sumo das limas e colocar numa taça e adicionar o leite condensado e mexer muito bem. Bater natas em chantilly e juntar à mistura da lima e envolver suavemente. Coloque em taças individuais ou numa taça de servir grande e leve ao frigorífico no mínimo 1 hora. Decore com raspas de lima antes de servir.

Delícias de fim de semana - Bacalhau com broa

Os fins de semana longos permitem momentos de lazer e de convívio com a família e os amigos mais intensos como foi o casos destes últimos dias.

O meu pai veio passar o fim de semana ao Porto e estava prometido um jantar com mais uns amigos e claro está foi tempo de preparar algo especial e bem saboroso.

Como era sexta feira Santa a carne era de evitar e então optei por um bacalhau, era para ser assado, com natas à Brás e mais não sei quantas opções... mas acabou por sair um excelente bacalhau lascado com broa e que pelos vistos fez a delicia de todos.

Fiz assim:

Cozi várias postas de bacalhau, não sei a quantidade, cozinho por instinto mas mais ou menos 1 posta por pessoa, e ainda brocúlos e ovos (1 por pessoa).

Numa assadeira de barro coloquei os bróculos a cobrir o fundo e depois os ovos às rodelas, entretando num tacho coloquei bastante cebola cortada fininha e bastante azeite da Serra de São Mamede, (depois conto o porquê deste azeite) deixei alourar e coloquei o bacalhau limpo de pele e espinhas temperei com pimenta moída no momento e folhas de louro. Após refogar um pouco e o bacalhau se enamorar com o azeite coloquei sobre os restantes ingredientes que estavam na assadeira. Cobri com uma camada de broa de milho esfarelada (para este passo contei com a minha preciosa auxiliar, a MyCook). Coloquei um pouco mais de azeite e foi ao forno até a broa ganhar um tom douradinho.

Sirva acompanhado com um bom vinho, a nossa escolha da noite foi maduro tinto alentejano "Pera Doce"!!

Nota: faltam as fotos, mas por esquecimento não tirei nenhuma.