quarta-feira, 14 de março de 2012

Mousse de Bolacha Maria

A receita de hoje fez parte das várias sobremesas do jantar de sábado em casa da minha avó (dificilmente deixarei de lhe chamar a casa da minha avó). Um jantar sempre animado em que tentamos sempre nos juntar e não perder o hábito dos antigos almoços e jantares que habitualmente se faziam lá em casa. Atualmente não tão numerosos nos membros que se reúnem mas mesmo assim somos sempre uns quantos, e por esta razão as sobremesas se multiplicam!!

Mas vamos então à receita, e não tem fotografia pois a máquina não chegou a tempo ;)

Mousse de bolacha

  • 50gr de manteiga
  • 100gr açúcar
  • 1/2lt leite
  • 5 ovos
  • 1 pacote bolachas maria
  • 1 pacote de natas

Preparação Mycook:

Separar as claras das gemas. Colocar no copo a manteiga, as gemas, o leite e o 80gr açúcar, programar 4minutos, temp 80º velocidade 4. De seguida adicione 20 bolachas partidas e triture-as em 15segundos na velocidade 6. Bata as claras em castelo juntamente com 20gr de açúcar numa batedeira. Seguidamente envolva o creme de bolacha com as claras em castelo. Junte as restantes bolachas trituradas com 2/3 toques de turbo e um pacote de natas batidas em chantilly. Agora é só colocar no frigorífico para servir fresco.

Preparação Tradicional:

Misture as gemas com 80 gr de açúcar, o leite e a manteiga. Leve esta mistura ao lume, em banho-maria, mexendo sempre e até obter um creme fofo. Deixe arrefecer. Bata as claras em castelo e adicione-lhes o restante açúcar. Triture as 20 bolachas e misture as bolachas trituradas e as claras no creme obtido e distribua-o por taças, de seguida adicione as restantes bolachas trituras e um pacote de natas batidas.

Leve ao frigorífico


Nota se gostar a mousse “mais presa” juntar 4 folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água à mistura de leite e ovos.

Adoro esta sobremesa, não é muito doce e faz-me lembrar os sabores da infância!!

2 comentários:

  1. Deve ser realmente deliciosa Ana, anoto a receitinha da avó

    beijinhos e obrigada pela partilha!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita deve ter ficado deliciosa.
    Bjo

    ResponderExcluir