sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conservar tomate - Molho de tomate

As férias em Besteiros, Portalegre estão a ser fantásticas!! Entre muitos passeios, piscina, descanso, leituras sobra sempre tempo para cozinhar alguns petiscos e aproveitar para transformar de várias formas, os legumes que abundam na horta.

O dia de hoje foi dedicado ao tomate, quer a fazer compota como a fazer molho de tomate para conservar.
Comecei por apanhar uma boa quantidade de tomate bem maduro.


Depois de bem lavado, para retirar a terra que ainda estava na pele, retirei todas as partes do tomate que poderiam estar um pouco pisadas, bem como a parte do pé do tomate, e parti em bocados. Não retirei a pele nem as sementes, usei o tomate por inteiro, penso que assim se aproveita ao máximo e evita-se desperdícios, mesmo as partes que foram retiradas foram aproveitadas pelas galinhas e pelos perus.





De seguida, partir bastante cebola, que também fui buscar à horta, mesmo ao lado dos tomateiros e dos pimentos que usei neste molho, para um tacho e colocar azeite e deixar refogar. O azeite que uso é sempre desta região e produzido pela cooperativa Coopor-Cooperativa Agrícola do Concelho de Portalegre CRL, é um azeite de textura e sabor muito agradável.


Mas continuando a confeção do molho, depois de a cebola estar translucida, colocar o tomate e o pimento partido aos bocados, temperar com sal, piripiri, louro, orégãos e especiarias a gosto, não acrescentar água e deixar refogar até o tomate e o pimento começarem a se desfazer.



Retirar do fogão e passar a varinha mágica até ficar um creme homogéneo. Colocar em frascos e deixar arrefecer com a tampa virada para baixo (ver a explicação aqui).






Este molho conserva-se bem durante bastante tempo, o que fiz o ano passado estava ainda há pouco tempo em perfeitas condições. Andava um frasco lá perdido na despensa, e usei na última semana de Julho, passado quase um ano!
Esta forma de confecionar o tomate permite  muitas utilizações e é bastante útil, por exemplo nas pizzas, no   massas e naqueles dias que o tempo para fazer o jantar aperta, temos o refogado para a carne já pronto... :)



Um comentário:

  1. É mesmo uma óptima maneira de conservar o tomate! Temos que aproveitar enquanto abunda!

    ResponderExcluir