sábado, 11 de junho de 2011

Bolo de chá de tília com sementes de papoila


O desafio deste bolo, surgiu após uma ida ao Verde Tília - Clube de Chá no Porto com um amigo para provar uma especialidade da casa, o bolo de tília acompanhado com doce de tília e um sumo de laranja natural. A visita surgiu no intervalo do trabalho de campo que estávamos a fazer sobre uma das artérias próximas do Verde Tília... nas próximas vezes tenho que continuar a escolher os lugares de pesquisa em função dos restaurantes e locais com especialidades gastronómicas como este clube de chá :)

O meu amigo, colocando à prova, as minhas competências gastronómicas, desafiou-me para reproduzir o bolo que tinha feito a delícia do nosso lanche... desafio aceite!!

Agora falta ver se está tão bom como o original... Sinceramente tenho dúvidas, deve estar muito melhor :)

  • 300g de açúcar
  • 4 ovos
  • 200ml de chá de tília*
  • 300g de farinha
  • 1 + ½ colher de chá de flower power
  • 20 gramas de sementes de sésamo
  • 1 + ½ colher de chá fermento


    Preparação:
    Pré-Aquecer o forno a 180º.


Colocar a pá misturadora e bater as gemas com o açúcar 3m temperatura 40º velocidade 5. Adicionar o chá e misturar durante 20 segundos vel 5. Adicionar o flower power, as sementes de papoila, a farinha, e o fermento. Retirar a pá misturadora. Programar 1m no programa amassar. Adicionar as claras em castelo (bati antes de iniciar a preparação do bolo e reservei) e programar 30 segundos velocidade 5.


Colocar o preparado numa forma untada (usei spray da espiga) e polvilhada com farinha e levar ao forno aproximadamente 30m, verificar a cozedura com um palito. Assim que estiver o palito sair seco pode retirar do forno.


* A infusão deve estar fria quando adicionada à massa.

3 comentários:

  1. Olá! Adorei a tua sugestão! Já tinha experimentado bolachinhas de camomila, mas algo com tilia nunca me tinha passado pela cabeça! Muito original, adorei!
    Bj*

    ResponderExcluir
  2. Vou levar a receitinha deste bolo e aproveitei fiquei seguidora, parabéns pelo blog,


    beijokas!!

    ResponderExcluir