domingo, 8 de abril de 2012

Delícias de fim de semana - Bacalhau com broa

Os fins de semana longos permitem momentos de lazer e de convívio com a família e os amigos mais intensos como foi o casos destes últimos dias.

O meu pai veio passar o fim de semana ao Porto e estava prometido um jantar com mais uns amigos e claro está foi tempo de preparar algo especial e bem saboroso.

Como era sexta feira Santa a carne era de evitar e então optei por um bacalhau, era para ser assado, com natas à Brás e mais não sei quantas opções... mas acabou por sair um excelente bacalhau lascado com broa e que pelos vistos fez a delicia de todos.

Fiz assim:

Cozi várias postas de bacalhau, não sei a quantidade, cozinho por instinto mas mais ou menos 1 posta por pessoa, e ainda brocúlos e ovos (1 por pessoa).

Numa assadeira de barro coloquei os bróculos a cobrir o fundo e depois os ovos às rodelas, entretando num tacho coloquei bastante cebola cortada fininha e bastante azeite da Serra de São Mamede, (depois conto o porquê deste azeite) deixei alourar e coloquei o bacalhau limpo de pele e espinhas temperei com pimenta moída no momento e folhas de louro. Após refogar um pouco e o bacalhau se enamorar com o azeite coloquei sobre os restantes ingredientes que estavam na assadeira. Cobri com uma camada de broa de milho esfarelada (para este passo contei com a minha preciosa auxiliar, a MyCook). Coloquei um pouco mais de azeite e foi ao forno até a broa ganhar um tom douradinho.

Sirva acompanhado com um bom vinho, a nossa escolha da noite foi maduro tinto alentejano "Pera Doce"!!

Nota: faltam as fotos, mas por esquecimento não tirei nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário