domingo, 2 de setembro de 2012

Tostas com Sabores Alentejanos

Todos os motivos são excelentes para reunir a família e os amigos em casa à volta de uma boa conversa e de uns petiscos. O ultimo motivo foi por um lado de alegria e por outro de um sentimento de tristeza. A minha sobrinha Beatriz que esta semana fez 18 aninhos, vai estudar para a Universidade de Sussex em Brighton e por esse motivo estamos muito felizes mas o facto de começar uma nova vida um pouco mais longe do que ali a cidade ao lado deixa-nos triste e nostálgicos.

Assim e para podermos todos aproveitar os últimos dias antes da mudança ali um pouco mais para Norte fiz um jantar cá em casa. A ementa foi simples e saborosa. A entrada teve um queijo alentejano e chouriço de porco preto para ir debicando e umas "tostas de sabores alentejanos", umas bruschettas à moda cá de casa, lasanha de carne e lasanha de vegetais... para a sobremesa natas do céu, e para fazer a ponte com terras de Sua Majestade, Cupcakes e um Bolo Vitória.

As tostas muito simples abriram os momentos agradáveis desta noite e fiz assim:

Ingredientes:
Pão Alentejano
Azeite qb
Tomate
Azeitonas descaroçadas
Ervas aromáticas qb
Queijo ralado - pode ser alentejano ou outro a gosto

Partir o pão em fatias finas e envolver levemente com um fio de azeite.


Colocar por cima tomate às rodelas e barrar o tomate com uma pasta de ervas aromáticas e azeite, colocar as azeitonas às rodelas.


Cobrir com o queijo ralado e levar ao forno por breves minutos.


Servir de de imediato.... 


O queijo derretido envolve-se com os restantes ingredientes e mistura de sabores é deliciosa. De notar que à excepção do queijo todos os ingredientes eram Alentejanos e por essa razão o nome do post.

Como seria de esperar a boa disposição esteve presente ao longo da noite, e apesar de não ter feito um registo fotográfico muito extenso, deixo-vos um desses momentos com a Beatriz e a Sara (que tirou a foto) e o Ed que se divertia com as tolices das duas irmãs.





3 comentários: