domingo, 3 de abril de 2011

Compota de Laranja

A laranja, como as suas primas, da família dos citrinos, vieram lá longe da Ásia Oriental. Atravessaram continentes e civilizações, desde os tempos de Confúcio, até que, provavelmente com os Árabes, chegaram até nós, há mais de mil anos. A laranjeira por aqui ficou durante séculos até que, depois da viagem de Vasco da Gama, são introduzidas entre nós as “laranjeiras da China”.

Para alguns, estas laranjas não seriam muito diferentes das já existentes. Mas a fama rapidamente passou fronteiras e em breve diversos países começaram a comprar laranjeiras de Portugal e a darem-lhe nomes parecidos com o nosso país.

Assim, existem ainda hoje nomes curiosos que significam laranjeira, como Portokale (Albânia), Portughal (Kurdistão), Portugaletto (Piemonte), Portugales (Grécia). Foi D. Pedro II, em 1671, que sensatamente acabou com a exportação maciça das laranjeiras made in Portugal, ao decidir que seria mais proveitoso para o Reino venderem-se as laranjas do que as árvores. Somos assim velhos conhecidos deste fruto magnífico. Entre nós, o Algarve é, por excelência, a principal região de produção de laranja, onde está afecta 60% da área nacional.

Para além do sabor, as laranjas possuem um enorme valor nutricional, rica em vit. C, optimo alimento para prevenção de constipações. São pois variadas as razões para fazer da laranja um fruto de eleição, especialmente no Inverno quando o calor vai ficando lá longe, ao menos um pouco de sol algarvio na nossa mão. (informação do site da Vaqueiro)

Compota de Laranja

Inspirada na receita publicada no blog Sete Pecados e para aproveitar umas laranjas oferecidas pela minha cunhada, dediquei o fim do dia a fazer compota de laranja!

Aqui fica a receita:

1,5 kg de laranjas (as minhas eram biológicas)

2,5 litros de água

2,5 Kg de açúcar

Canela em pau qb

Gengibre qb

Confecção:

Lave muito bem as laranjas e cortam-se em quartos de lua muito fininhos. Deite a laranja cortada dentro de água e deixe ficar a macerar durante 8 horas. Deite depois tudo num tacho, junte a canela e faça ferver até que as cascas da laranja estejam quase moles (cerca de 1 hora). Junte o açúcar e aromatize com gengibre e deixe o doce continuar a ferver lentamente, cerca de 1 hora para ganhar consistência. Para verificar se está pronto, deite um pouco num pires, deixe arrefecer e passe o dedo ao meio, se abrir estrada está pronto, se não, deixe continuar a ferver lentamente até obter a espessura desejada. Por fim, retire o doce do lume, retire a espuma que ficou à superfície, deixe-o amornar e, com ele, encha frascos apropriados, vede-os e deixe virados ao contrário cerca de 24 horas para ganhar vácuo.

Em breve digo como ficou... mas o cheirinho era delicioso :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário