quarta-feira, 6 de abril de 2011

Rolo de chocolate - receita da Avó Ana


Os cheiros e os sabores criam em nós memórias e sensações que nos acompanham vida fora, remetem-nos à infância à adolescência, sempre com um sorriso nos lábios.

Durante a minha infância permaneci muito tempo em casa da minha avó paterna, a avó Ana, uma cozinheira de mão cheia como sempre foi, fazia sempre deliciosas refeições que guardo na memória. Será difícil dizer qual delas gostava mais pois eram todas igualmente boas.

Infelizmente o espólio de receitas da minha avó perdeu-se, eu guardo algumas, mas muito poucas, dessas iguarias com que ela nos brindava. Infelizmente a minha avó já não me pode transmitir todo o seu conhecimento, a doença de alzheimer retirou-lhe todas as suas capacidades, mas tentarei aos poucos recuperar, através da memória sensitiva esses mesmos sabores.

Hoje vou publicar a receita de um "Rolo de chocolate" que muitas vezes ao domingos fez as delícias do nosso lanche, uma receita simples de preparar, mas muito deliciosa.

Ingredientes:
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá fermento

Recheio:
75 gramas de chocolate em pó
200 ml de leite
1 gema de ovo
1 colher de sopa de amido de milho

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e volumoso, juntar a farinha peneirada com o fermento e envolver. Colocar num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Actualmente uso o spray da Espiga que facilita imenso esta tarefa. Levar a forno a cerca de 220º por 15 minutos, é necessário ter cuidado pois coze muito rapidamente.

Entretanto prepare o recheio. Misture todos os ingredientes num tacho e leve ao lume até ferver e obter um creme espesso. Esta era a forma como a minha avó fazia e eu adoro!!

Uma outra forma de fazer o recheio é fazer um creme de chocolate com uma tablete de chocolate de culinária e um pacote de natas. Levar estes dois ingredientes a lume brando em banho maria até obter um creme, ou no microondas a uma potencia baixa.

Assim que o bolo estiver cozido colocar sobre um pano polvilhado de açúcar, barrar com o creme de chocolate e enrolar com a ajuda do pano, depois colocar sobre um prato de tabuleiro.

Acompanhem com um chá e deliciem-se!!

4 comentários:

  1. Olá Ana,Parabéns pelo blog está muito giro,assim como tu também sou novata nestas andanças.
    Gostei da tua sugestão,pena não ter foto.
    Virei sempre que puder aqui ao teu cantinho visitar-te :))
    Beijinhos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana.

    Obrigada pela visita ao meu blog. O teu cantinho é muito simpático!

    Beijinhos e boas experiências na cozinha

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia,

    Somos novatas mas em breve teremos muita experiência seguramente :) Quanto à foto em breve coloco, está prometido!!

    olívia eu também agradeço a tua visita :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da receita, deve ficar muito bom...
    Obrigada pela visita, já estou te seguindo também...beijkas
    ondas de sabores

    ResponderExcluir