quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bolo de maça (às 3 pancadas)



Aproveitando a estadia em Lisboa por ter participado no 8 Congresso de Geografia Portuguesa fui visitar os meus tios a Setúbal, terra de tradição pesqueira e de muitas histórias, que aconselho vivamente a descobrir.
O almoço foi um delicioso arroz de tamboril, o peixe fora comprado nessa manha no mercado, bem como uns queijos que serviram de entrada. O queijo fresco foi servido simples enquanto o amanteigado de ovelha foi alvo de uma ligeira intervenção pela Tia Glória, que seguindo uma dica do programa australiano Marter Chef juntou dentes de alho vinho tinto e levou ao forno por aproximadamente 6 minutos... em simultâneo fizemos umas tostas de pão de Mafra para acompanhar, ficou uma delícia e que desapareceu da mesa num abrir e fechar de olhos!

Mas voltando ao bolo, que chamei de 3 pancadas por ser um pouco improvisado... Enquanto se cozinhava o peixe para o arroz, preparei um bolo para a sobremesa. Pensei em fazer um bolo de pêras que tinha experimentado a semana passada e que estava uma delícia (em breve coloco a receita e fotos), mas como não havia pêras em quantidade suficiente e umas maçãs biológicas saltavam à vista na fruteira mudei logo de ideias e fiz assim.

Ingredientes:
6 ovos
15 colheres de sopa de açúcar
12 colheres sopa de farinha
1 colher se sopa de fermento em pó
150 gramas de manteiga (podem colocar 250g)
essência de baunilha qb(ou raspa de 1 limão)
maçãs qb
açúcar, manteiga e canela para barrar a forma

Misturar os ovos inteiros com o açúcar e bater bem, alternar a farinha com a manteiga e por fim aromatizar com a essência de baunilha.

Barrar a forma com manteiga e polvilhar generosamente com açúcar (usei branco mas com amarelo fica ainda melhor), colocar as maçãs em meias luas a cobrir toda a forma, polvilhar com mais açúcar e bastante canela, colocar uma parte da massa e voltar a colocar mais maçãs açúcar e canela, colocar a restante massa e levar ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos a 200º. Assim que saiu do forno a casa ficou perfumada naturalmente por maça e canela!

Desenformar e esperar que arrefeça antes de servir... se conseguirem :)



2 comentários: